Calasanz

José de Calasanz, filho caçula de Pedro Calasanz e Maria Gastón, nasceu no ano de 1557, no vilarejo de Peralta de La Sal, na Espanha. Estudou nas universidades de Lérida, Alcalá de Henares e Barcelona, conseguindo os títulos de doutor em Filosofia e Teologia. Foi ordenado padre no dia 17 de dezembro de 1583. No ano de 1592, foi para Roma, procurando benefícios eclesiásticos. Conheceu a realidade social da cidade, especialmente da periferia, envolvendo-se em atividades solidárias para ajudar as famílias mais humildes.  No ano de 1597, descobre, no bairro do Trastévere, uma escolinha paroquial levada por voluntários, e essa obra social lhe ganha o coração. A partir dessa escola, fundou as Escolas Pias. Foi o primeiro a criar uma escola para todos, financiada pelos governos da época. No dia 25 de agosto de 1648, falecia Calasanz na sua casa-colégio, situada perto da praça Navona, aos 91 anos. As crianças que estudavam no colégio espalharam por todos os cantos da cidade a notícia, ao grito de “o santo faleceu”.