Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa

Orientação para formatação de documentos

CALASANZ

ORDEM

PROVÍNCIA

FRATERNIDADE

ITAKA

COMUNICAÇÃO

Formação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Os escolápios, em comunhão com a Igreja, oferecem a participação na missão escolápia, em modalidades diversas, de acordo com o sentimento e a decisão de cada um. Isso significa abrir espaço para construir um SUJEITO da missão mais amplo e consolidado, envolvendo religiosos e leigos (as). A exemplo de Jesus que chamava a participar na missão de evangelizar e formava os discípulos para que fossem missionários, também os escolápios chamamos a participar da missão e oferecemos formação para construir um sujeito mais consciente, forte, identificado, motivado e eficaz.

Colégio Cocapata

Colégio Anzaldo

Em breve

Colégio São Rafael (Cochabamba)

Colégio Santiváñez

Em breve

Paróquia São Rafael (Cochabamba)

Paróquia Cocapata

Paróquia Anzaldo

Internato Cocapata

Internato Anzaldo

ci fachada

Colégio Ibituruna

Colégio fundado em 1938, no ano que nasceu a cidade de Governador Valadares, pelos irmãos Salles. Depois de passar pela direção dos Frades Franciscanos e pela Diocese de Diamantina, em 1952, foi entregue aos cuidados dos Padres Escolápios. Hoje, acolhe alunos a partir dos dois anos, oferecendo o conjunto do ensino regular e o cursinho pré-vestibular. Junto com a dimensão pedagógica, conta com um serviço para a dimensão pastoral e espiritual. A dimensão administrativa oferece suporte para toda a ação educativa.

capa csma

Colégio São Miguel

Colégio fundado em 1951, após a chegada dos primeiros padres escolápios ao Brasil, em julho e novembro de 1950. No início de 1951, os padres alugaram uma casa na Avenida Tocantins, hoje Av. Assis Chateaubriand, 499 e iniciaram as aulas com três turmas do Ensino Fundamental, assumindo cada padre uma turma. Depois, os padres conseguiram comprar o terreno onde se encontra o colégio, pagando, em parte, com bolsas de estudo, ao longo de trinta anos, para as famílias que venderam os terrenos. Atualmente, acolhe alunos a partir dos dois anos, oferecendo o conjunto do ensino regular e o cursinho pré-vestibular. Junto com a dimensão pedagógica, conta com um serviço para a dimensão pastoral e espiritual. A dimensão administrativa oferece suporte para toda a ação educativa.

Paróquia São Marcos

Os padres escolápios que moravam no colégio São Miguel ajudavam na periferia oferecendo serviços pastorais gratuitamente, na região onde se encontra a paróquia. No ano 1977 foi fundada a Paróquia São Marcos e em 1984 o arcebispo entregou-a aos padres escolápios. Destacou, sempre, pelas liturgias bem preparadas, o cuidado com a catequese, a formação de lideranças e o impulso com as pastorais sociais.

paroquia

Paróquia Nossa Senhora das Graças

Fundada em 1958, abrangia toda a área “além do mergulhão”. Os padres escolápios que moravam no Colégio Ibituruna prestavam assistência pastoral nessa região que vinha crescendo em número de habitantes e em bairros novos que iam se formando. No ano 1974, a diocese entregou a paróquia aos padres escolápios. Além das celebrações litúrgicas, organizou-se admiravelmente a catequese para todas as idades, os círculos bíblicos, os conselhos de pastoral em cada comunidade e na paróquia como um todo, a formação de lideranças, as pastorais sociais, o dízimo e as visitações. É considerada hoje como uma das paróquias melhor organizadas e com excelente nível de vida pastoral e espiritual da região.

Paróquia São José de Calasanz

Fundada em 2008, os padres escolápios assumem como missão a Paróquia São José de Calasanz. São 10 as comunidades que funcionam como uma rede de comunidades: São Sebastião, São João Batista, Santa Luzia, Nossa Sra. das Graças e Nossa Sra. de Lourdes, no bairro Feu Rosa e  Nossa Sra. Aparecida,  Santa Rosa de Lima, Santa Clara, São Jorge e São João Batista, no bairro Vila Nova de Colares. Perante os desafios, as CEBs da Paróquia São José de Calasanz respondem com pastorais, atividades e propostas que tentam resgatar a vida do povo sofredor, sobretudo dos menores e dos mais pobres. Entre elas, destacam-se as iniciativas em favor das crianças e jovens: o Centro Social, a Catequese, a Crisma, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Juventude, o Programa Jovens Urbanos e o Batismo. A Paróquia zela pela formação dos agentes e acolhida ao povo de Deus.

• Projeto Pastoral Paróquia São José de Calasanz

capa itakas

Centro Social Itaka

Um centro social escolápio é uma obra que se orienta a partir da missão escolápia: Evangelizar educando crianças e jovens, preferentemente pobres, para transformar a sociedade. Trata-se de uma obra denominada como de “educação não formal”, que desenvolve as grandes linhas de ação da evangelização, da educação e da transformação social.