Participação

participao

Cooperação: Trata-se de pessoas que impulsionam a missão escolápia com uma colaboração estimulante e eficaz. Essa é a modalidade em que se encontra a maioria dos nossos colaboradores.

Missão Compartilhada: Pessoas que se identificam com a missão escolápia a partir de uma opção de fé e de compromisso, vivenciada como resposta a um convite. Supõe um itinerário de preparação e um sinal de compromisso mútuo.

Integração Carismática: Compartilha-se o carisma escolápio com a espiritualidade, missão e vida que lhe são próprias. Hoje, a Fraternidade Escolápia é a plataforma principal em que se encarna essa modalidade. A pertença à Fraternidade traz em si a integração carismática nas Escolas Pias.

Integração Carismática e Jurídica: Há leigos e leigas que, a partir de sua integração carismática estabelecem compromissos jurídicos com a Ordem das Escolas Pias. Nesse caso, adquirem os direitos e obrigações que se acordaram no estatuto correspondente. Recebem o nome de “Escolápios Leigos”.

Existe a possibilidade de uma vinculação jurídica institucional através de entidades fundadas por demarcações da Ordem e Fraternidades Escolápias, a fim de desenvolver a missão escolápia.

Participar nas Escolas Pias

Participar nas Escolas Pias - Português