A presença escolápia em Cochabamba inicia-se em 1997, com a abertura de uma Casa de Formação para atender aos jovens que desejavam ser escolápios. O Pe. Carlos Moreno foi enviado como professor dos aspirantes e juniores até o início de 2008, sendo substituído pelo Pe. Daniel Gonzalez. Em abril de 2007, a Paróquia São Rafael é confiada aos Padres Escolápios, sendo nomeado o Pe. Fernando Gallo como pároco. Posteriormente, assumem a direção geral de quatro unidades educativas de convênio: duas de primária e duas de secundária.
Neste momento, a presença conta também com o Movimento Calasanz, formado pelos grupos da catequese paroquial e os grupos de universitários, jovens ex-alunos dos nossos colégios de Anzaldo e Cocapata. A responsabilidade da presença escolápia em Cochabamba está nas mãos da comunidade da Fraternidade Escolápia da Bolívia e da Casa de Formação.
O escritório central de Itaka-Escolápios na Bolívia está localizado em Cochabamba, encarregado de administrar e promover toda a missão escolápia na Bolívia.
A missão se desenvolve nas seguintes áreas:
- Paróquia Escolápia São Rafael
- Comunidade educativa São Rafael – Escolápios Cochabamba, com quatro unidades educativas: Ave Maria (Inicial e primária, turno da tarde), Jesus Maria (inicial e primária, turno da manhã), São Rafael A (Secundária, turno da tarde) e São Rafael B (secundária, turno da manhã).
- Centro Calasanz
- Movimento Calasanz
- Duas residências universitárias, para facilitar a continuidade dos estudos de rapazes e moças de Anzaldo e Cocapata.
Parroquia Escolapia San Rafael