Religiosos

DATA DE NASCIMENTO: 21/01/1956

DATA DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL: 11/04/1981

PRESENÇA: Provincial Brasil - Bolívia

E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Javier é eleito Provincial da Província Brasil - Bolívia

O II Capítulo Provincial, reunido em Santa Luzia-MG, elegeu hoje, 09 de novembro de 2022, como Superior Provincial para os próximos quatro anos, o Pe. Francisco Javier Aguirregabiria Aguirre.

Nascido em Bilbao na Espanha, em 21 de janeiro de 1956, Francisco Javier Aguirregabiria Aguirre entrou para no noviciado aos 17 anos de idade. Estudou Teologia, Filosofia e Ciências da Educação - Psicologia na Universidade de Deusto em Bilbao - Espanha.

Na Ordem Religiosa das Escolas Pias, é religioso desde de 1974. Foi ordenado Presbítero em 11 de abril de 1981 e, durante 21 anos, foi membro da equipe de governo da Província de Emaús como Assistente Provincial (1995 a 2016). Fez parte de várias equipes da Ordem em caráter geral, como a Fraternidade, secretaria geral de participação dos leigos, Itaka-Escolápios e outras.

Padre Javier foi criador da escola de educadores Iturralde, da fundação Itaka-Escolápios, da Fraternidade Escolápia e do Movimento Calasanz. Sobretudo, foi professor e educador no Colégio Escolápio, nos grupos, na pastoral desenvolvendo diversos papéis, como responsável de pastoral, diretor acadêmico e titular.

Atualmente, é o presidente da rede Itaka-Escolápios impulsionando a missão escolápia em diversos países.

Desde 2017 é superior da Província do Brasil – Bolívia e está dedicado a acompanhar os religiosos, as comunidades, a Fraternidade, os responsáveis pelas obras Escolápias (colégios, paróquias, centros sociais, Movimento Calasanz...) e manter a coordenação com a Ordem das Escolas Pias.

Pedimos ao Senhor que abençoe ao Pe. Javier neste ministério que lhe é confiado.