Em algum lugar do mundo - 2023/ 2024

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Em algum lugar do mundo - 2023/ 2024 Uma das nossas chaves para promover a missão escolápia em todo o mundo é trabalhar num modelo de conscientização que busque a transformação social. Por isso, além de outras iniciativas, há muitos anos que temos um cuidado especial com as campanhas de solidariedade com as quais, todos os anos, damos a conhecer mais as ações, projetos e obras partilhadas na rede internacional de Itaka-Escolápios. Não é estranho ouvir slogans como, por exemplo: “Encontrar Atambua”, “O tesouro do Senegal”, “Ao ritmo do Congo”, “Centros que mudam, muda o seu centro”, ou no último ano, “Uma voz, um milhão de mudanças“. Durante este período, através do lema “Em algum lugar do mundo…”, queremos convidar você a conhecer e refletir sobre as diversas realidades que existem para além do nosso ambiente imediato, bem como a explorar, compreender e melhorar o nosso mundo, através da educação, tanto formal como não formal. Esse lema encoraja-nos a reconhecer que cada canto do planeta tem a sua própria história, cultura e desafios e lembra-nos que as nossas ações podem ter um impacto significativo no bem-estar de outras pessoas e na construção de um mundo mais justo e humano. … um mundo “como Deus ordena”. Para isso, desde Itaka-Escolápios, queremos incentivar você a fomentar nas nossas crianças e jovens: a curiosidade, a empatia e o respeito por outras culturas e contextos nem sempre próximos; mas também para acompanhá-los na descoberta de certos problemas sociais e na procura de soluções. Porque eles têm muito a dizer e contribuir para o mundo. Eles são o futuro e a esperança.